terça-feira, 4 de outubro de 2011

Eu sei que não mando nada, mas…

Eu não percebo nada de política e honestamente não é coisa que me desperte interesse, mas pelo pouco que sei é através dela que quase tudo funciona (bem ou mal) no nosso país. Hoje falo especialmente sobre escolas e o ministério da educação. Tanto quanto sei, para se construir uma escola, o ministério da educação tem que tomar conhecimento disso e aprovar o projecto e por aí fora. O que eu já não sei é se depois de construída a dita escola, o ministério toma conhecimento do seu “bom” funcionamento. E estou com este paleio todo porquê? Porque a escola que eu frequento é relativamente nova e toda cheia de paneleirisses, mas coisas que são relativamente importantes para o conforto dos alunos e professores, cagou… não há.
Quando entramos no recinto escolar somos praticamente obrigados a passar o cartãozinho (magnético) escolar, ainda não percebi bem porquê. Se não o fizermos vem um funcionário qualquer atrás de nós como se tivéssemos cometido uma grande infracção. Precisamos de tirar senha para ir ao bar como se estivéssemos num talho ou algo semelhante e em determinadas salas temos uma espécie de estantes onde devemos por as mochilas para não ocuparem espaço de trabalho. Isto são as paneleirices. Agora vem a outra parte. Como devem ter reparado, nos últimos dias, tem estado mais calor do que o normal nesta época do ano, e como tal, as salas que estão ao sol, principalmente durante a tarde, parecem saunas mistas. E porquê? Não faço ideia. Porque, para quem não sabe, as salas estão equipadas com ventiladores que, aquando ligados, tornam a temperatura da sala de aula bastante mais agradável, estimulando os alunos e professores a trabalharem com mais vontade. Eu sei que é uma comodidade que não é estritamente necessária e que antigamente não existiam estes luxos, e que, ainda hoje, existem estabelecimentos de ensino com muito piores condições que os nossos, mas o problema não é esse. O problema é nós termos os equipamentos e não podermos usufruir deles.

Vamos lá, senhores directores e restantes responsáveis pelas escolas. Liguem sistemas de regulamento de temperatura das salas de aula para que haja um melhor aproveitamento da parte dos alunos. Não custa assim tanto…

Sem comentários:

Enviar um comentário