terça-feira, 13 de junho de 2017

Uma viagem à volta do meu nome

Afonso Luís Inácio Bonito. Provavelmente, as quatro palavrinhas que me acompanham há mais tempo na minha fabulosa vida. E adivinhem sobre o qual desses quatro nomes é que eu vou falar? Não é complicado, pois não? Claro que não. Bonito! Um nome relativamente incomum e que desperta o comediante que há dentro de cada uma das pessoas a quem eu o digo. É pena é parecer que todas as pessoas têm o mesmo comediante dentro delas. É que as piadas são sempre as mesmas… Não sei se isto é uma espécie de Truman Show em que toda a gente combinou fazer as mesmas piadas sempre que me conhecessem, tipo experiência social, ou se são todos só um tanto limitados no que toca ao humor.

- És Afonso quê? Para eu guardar aqui o teu número…
- Bonito.
- Pffff, Bonito? Devia ser era Feio!
- Piada engraçada essa… Por acaso é nova, nunca tinha ouvido…

E como esta há mais duas ou três. É que o dito humorista que parece estar dentro de toda a gente nem sequer é muito imaginativo. Só escreveu três ou quatro piadas e todas de fraco gosto. Ora confiram:

- Afonso Bonito? Devia ser era Afonso Feio! (Já referida)
- Bonito? Com essa cara?
- Quem é que te disse que eras bonito?
- Bonito só mesmo de nome…

E pronto… É isto. Agora imaginem o que é 23 anos sempre a ouvir as mesmas quatro ou cinco piadas (pode estar a escapar-me alguma) sempre que revelo o meu último nome a alguém…
E isto para não falar nos meus antepassados, que também certamente foram obsequiados com tais obras humorísticas tão rebuscadas e geniais.

E melhor do que as pessoas que fazem piadas com o meu nome, são aquelas que acham que eu estou a gozar e que digo que me chamo Bonito porque acho que isso era uma brincadeira agradável para ter com os amigos…

História verdadeira:
Estava eu a entrar para um estágio de Karate, quando à entrada me perguntam o nome:

Eu: Afonso Bonito
Marmelo: *levanta os olhos da folha onde estava a apontar os nomes e olha para mim*
Eu: J
Marmelo: Mas é mesmo?!
Eu: *com vontade de esconder a cara nas mãos desiludido com a humanidade* É!

História verdadeira dois:
Um colega de escola costumava gozar com o meu nome todos os dias. Praticamente sempre que me via fazia uma piada qualquer relativa ao meu nome. Até que me fez a pergunta mais perspicaz que alguém podia fazer:

- Mas porque é que tens Afonso Bonito no Facebook?
- Epá, se calhar porque é o meu nome, não sei…
- Ah tu chamas-te mesmo Bonito?!
- …

Já vi gajos a amarrarem uns quantos explosivos à cintura e irem para um centro comercial brincar aos foguetes por menos…

Por favor, pessoal, um bocadinho de bom senso nunca fez mal a ninguém e ainda não inventaram uma taxa para a posse do mesmo…

Sem comentários:

Enviar um comentário