quinta-feira, 15 de março de 2018

A Universidade de Coimbra e a Democracia!


Olá, pessoal! Tudo bem? Ninguém quer saber!
Parece que a malta da Universidade de Coimbra decidiu acabar com a garraiada. Foi feito um referendo em que houve votação perante a pergunta “Deve o evento garraiada continuar no programa oficial da Queima das Fitas?”. Passo a informar-vos dos resultados: 70,7% “Não”; 26,7% “Sim”; 49 votos nulos e 96 votos em branco. Deixarei o link do Observador onde podem confirmar isto tudo. Assim podemos concluir que a garraiada terminou. Só que não. Os meninos da Universidade acham que são mais espertos que toda a gente e decidiram continuar com a tradição (“tradição”, a palavra mágica que sempre defende coisas que envolvem touros numa praça a serem objeto de diversão para os humanos). Também deixarei aqui o link e imagens da publicação feita pela página “Coimbra dos Estudantes” para poderem confirmar o que aqui escrevo.
Mas o que mais me fascina no meio disto tudo é a “justificação” que é dada perante a contestação desta decisão. É lindo.
Ora bem, de uma população de aproximadamente 24 000 estudantes, 5638 foram votar. Desses 5638, 70,7% votou contra a continuação da garraiada, 26,7% votou a favor. O que é que os meninos decidiram fazer? Eles afirmam que apenas 16% da população é contra a continuação da tradição e que impor a vontade desses 16% ao resto da população é, e passo a citar: “impor ideias de uma minoria a uma grande maioria.” “Mas afinal quem votou contra foram 70,7% ou 16%?” perguntam vocês, e bem. Pois é, estes 16% são em relação aos aproximadamente 24 000. É giro, não é? Eles agarram em aproximadamente 18 362 pessoas e dizem “Estas pessoas concordam connosco e querem que a garraiada continue!” É uma boa estratégia de democracia, não é? Eu nem consigo transcrever o quão atónito estou perante esta atitude. É que por mais que diga, parece sempre que falta veemência no que disse que devia dizer mais. Só mais uma vez, prometo! Eles usaram as hipotéticas opiniões dos que se abstiveram para sustentarem as suas próprias vontades e posições! Que bestas…!
E eu nem estou contra esta atitude para defender os touros. Na verdade, eu nem sei bem no que é que consta a garraiada porque nunca fui a nenhuma. O que eu quero aqui defender e apoiar em primeiro lugar é a democracia e a forma como deve ser exercida. Gente que está a representar a digníssima Universidade de Coimbra a manchar a democracia com comentários como “Dizes bem, somos uma academia da Liberdade, e é isso que defendemos, uma UC livre e diversa, com espaço para todos, onde cada um é livre de decidir os eventos que frequenta na academia, onde faz parte a garraiada. Liberdade, simplesmente. Nada mais antifascista do que isto.” a falar dum evento que perdeu o seu direito à existência por votação num referendo não me parece o melhor futuro para Portugal. Mas isso sou eu.



Aqui podem encontrar uma das notícias sobre a votação, aqui outra e aqui o post em que eles cagam no referendo e decidem ir com a garraiada para a frente à mesma... Leiam os comentários que aquilo é giro.

Sem comentários:

Enviar um comentário