segunda-feira, 5 de março de 2018

O Ego


O ego. Uma coisinha espetacular que se não existisse a vida era melhor. Se nós não tivéssemos a mania de alimentar o ego, era tudo tão mais bonito. Não havia gente a humilhar outros, não havia gente a atropelar socialmente os outros para terem um aumento de mil euros quando já recebem cinco mil, não havia ciúmes, não havia 90% das brigas que há e o Kim Jong-un não andava a medir pilinhas com o Donald Trump. Era tão bom. E também não tínhamos de andar a apaparicar pessoas sensíveis.

Treinador: Oh Chico, tu não preferes ir para a equipa de bordados? É que tu não tens jeito nenhum para isto! Nem na maldita bola acertas!

Correio da Manhã: TREINADOR DE FUTEBOL HUMILHA PUBLICAMENTE PRATICANTE MENOR PROVOCANDO-LHE TRAUMAS PSICOLÓGICOS QUE O MARCARÃO PARA A VIDA!!!!

Num mundo sem egos a reação do aluno seria simples:
- Obrigado, mister. Vou falar com o responsável pela equipa de bordados para saber se as minhas capacidades físicas são mais orientadas para essa bela arte do que são para o futebol.

E pronto. Ficava por ali e talvez o Chico até desse um excelente bordador!
E nas relações? As complicações seriam tão menos notadas!

- Raquel, hoje provei do almoço da Adelaide e estava mesmo bom!
- Adelaide? Mas era cozinhado por ela?
- Sim, sim. Ela tem mesmo jeito!
- Hm… Então, se calhar, começas a pedir à Adelaide para te fazer o almoço todos os dias… e já agora podes pedir-lhe também para te vir fazer o jantar… e aproveitas e ela que te lave a roupa também, meu porco dum cabrão!

E aqui se gerava uma briga porque a Raquel acha que pode ser a única boa cozinheira na vida do Chico. Sim o Chico dos bordados casou com a Raquel e trabalha com a Adelaide, algum problema? Bem me parecia.
Sem ego era muito melhor e mais produtivo!

- Raquel, hoje provei do almoço da Adelaide e estava mesmo bom!
- Foi? Então hás de lhe pedir a receita que, se quiseres, depois experimentamos a fazer aqui em casa. Não te prometo que fique tão bom como o dela, mas podemos tentar.

E era um descanso! Mas não. Andamos todos a cuidar do nosso ego como se fosse um menino de áfrica esfomeado e depois dá em presidentes de potências mundiais em picardia para verem quem é que tem o botão das armas nucleares maior e com maior acessibilidade para mandarem meio mundo pelo ar. Como é bela, a vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário